Rua 86 D, nº 55, Setor Sul, Goiânia-GO      62 3587.2514      62 99286.3690

APOIO NEWS

Processos Seletivos no Novo Normal - Dicas para RHs e Gestores

Processos seletivos no pós-pandemia

Vivemos um apagão de talentos e isso se dá por diversas razões, o que acaba sendo um grande problema na hora que precisamos fazer a contratação de um bom profissional. Tendo isso em mente, abaixo listamos algumas dicas que foram essenciais para nos ajudar nos processos seletivos durante a pandemia e que já nos prepara para o pós pandemia, partindo do que aprendemos em nossos 40 anos no mercado.

 

  • Fortaleça sua Marca Empregadora

Apesar dos 14 milhões de desempregados no Brasil, os talentos que realmente agregam para sua empresa podem não estar procurando emprego no momento, seja por estarem em áreas mais aquecidas ou por terem se tornado prestadores de serviço/empreendedores.  Tendo isso em vista, fortalecer sua marca faz com que queiram trabalhar com você. Trate o candidato como um cliente que tem que sentir o desejo por sua marca. Faça anúncios atrativos e utilize ferramentas de comunicação diferenciadas.

 

  • Novo Perfil de Profissionais

Mesmo que você já esteja acostumado a recrutar para determinados cargos, reveja o perfil, isso porque, muitas funções e competências que não faziam sentido há um ano, podem ser a chave do sucesso para a alta performance hoje. 

O mercado se atualiza rapidamente, o que acaba exigindo novas hardskills e softskills frequentemente. Pare de pensar somente “dentro da caixa” das descrições de função, pois, atrair e conquistar talentos que ajudem a empresa no fortalecimento da Cultura de Inovação pode ser mais importante que formações e experiências.

 

  • Chame, mas vá atrás 

Saiba divulgar seus anúncios de vagas, busque em banco de currículos, mas também tenha em mente que o talento que você busca pode não estar procurando emprego, por conta disso, na maioria das vezes você precisa achá-lo. Foque no LinkedIn, fazendo buscas e enviando mensagens. 

O LinkedIn tem 260 milhões de pessoas, e quem está lá, mesmo que não esteja procurando emprego, está “na pista para bons negócios”. É só saber achar e abordar.

 

  • Desburocratizar o processo seletivo

Se é uma vaga mais fácil, basta seguir o procedimento padrão de cadastro de currículo, caso não seja, crie formas alternativas de recebimento de CV. Sugerimos o whatsapp, pois, dessa maneira, fica mais fácil de "etiquetar" do que o email, sem contar que você já ganha tempo na interação. Busque investir um pouco em tecnologia (LinkedIn Premium, ferramentas de captura de contatos e automatização do whatsapp business são boas opções para começar o recrutamento digital)

 

  • Não escolha, seja escolhido

Se você seguiu as dicas anteriores, já viu que é possível acessar muita gente de maneira relativamente fácil, porém, os currículos quase sempre são ruins e não deixam claro se o candidato serve ou não para a vaga.

Sabemos que não podemos colocar todas as exigências no anúncio, então, mande a proposta bem detalhada para todos que se candidataram e acredite na análise deles. A maioria dos candidatos também não querem perder tempo em processos seletivos que eles não têm aderência.

 

  • Deixe a boca do funil larga

Lembra que falamos no início sobre tratar o candidato como cliente? Então, se você não está muito habituado a termos de marketing, para termos clientes precisamos de leads, ou seja, contatos. Quanto mais contatos entram no funil de mkt/vendas, mais clientes chegam no final. Então, se os currículos não nos ajudam muito a identificar a aderência do candidato à vaga, temos que trazer mais contatos para a entrevista. 

Busque entrevistar todos os candidatos que aceitaram a proposta, assim a chance de perder talentos é menor. Use “filtros largos”, realmente só com os pré-requisitos fundamentais, e chame todos que passaram nesse primeiro filtro para a entrevista. Use salas virtuais e o formato de Painel Seletivo (todos juntos). Reapresente a proposta, dê 3 a 5 minutos para apresentação de cada candidato. Muitos desistem já na proposta, pois não querem ou já perceberam que não darão conta dos desafios. Se ainda ficou muita gente, crie um Questionário de Aderência com as principais demandas da vaga e peça para ele te explicar o que ele fez e como ele fez.

Se a Pandemia antecipou a consolidação das inovações em nossa economia, sociedade e mundo do trabalho, porque seria diferente nos processos seletivos? Entenda que a relação contratante x contratado mudou e deixe a tecnologia trabalhar por, e com você!

REDES SOCIAIS
ENDEREÇO

    Rua 86 D, nº 55, Setor Sul, Goiânia-GO

TELEFONES

      62 3587.2514
      62 99286.3690

Apoio Empresarial Consultoria de Negocios LTDA - CNPJ: 01.227.347/0001-34

Copyright © 2024 APOIO | CONSULTORIA DE NEGÓCIOS. Todos os Direitos reservados.  Cerrado Propaganda   Desenvolvido por Cerrado Propaganda