Além de buscar qualificações profissionais para melhorar suas hardskills e softskills, é preciso ter um bom planejamento de carreira.
Você já conheceu profissionais que afirmam nunca terem sido demitidos? Que quando saem de uma empresa ficam pouquíssimo tempo desempregados (ou até mesmo nem ficam), profissionais que as organizações correm atrás para contratar enquanto os outros vivem enviando currículos, fazendo processos seletivos e mesmo assim, na maioria das vezes, acabam nem sendo chamados para entrevistas?
Isso não quer dizer que um é mais competente, melhor ou pior que o outro, mas isso aponta para um erro simples, mas que é cometido por diversos profissionais competentes que atuam no mercado de trabalho atualmente.
O segredo daquele profissional bem disputado é o mesmo erro daquele profissional que está sempre batendo cabeça: O planejamento de carreira, ou a falta dele, de qualquer forma, esse é um dos principais pontos que precisam ser trabalhados por profissionais que querem alcançar o protagonismo da sua carreira, para que dessa forma, consiga alcançar suas metas profissionais e pessoais de forma saudável, sem gastar tempo e energia com projetos e empregos que estão fora do seu caminho traçado no planejamento profissional.
Agora que você sabe a importância do planejamento de carreira, abaixo listamos algumas dicas para você te ajudar nesse processo.
Você pode usar como ponto de partida o seu estado atual, refletindo se você está realmente satisfeito com o que você faz, onde faz e como faz, saber se o que você faz (ou fez recentemente) é o que realmente deseja fazer pelos próximos 5 anos pode te responder se você precisa apenas de uma Recolocação Profissional ou de uma Transição de Carreira.
Após analisar o seu estado atual, você pode fazer uma análise macroambiente, olhando para o mercado de trabalho, o mundo corporativo e o crescimento econômico de algumas áreas.
Recomendamos que você procure empresas onde você gostaria de trabalhar, e a partir dessa pesquisa, crie uma lista de empresas que combinam com você, pois, dessa maneira, você consegue saber se está preparado ou precisa buscar mais qualificação para preencher o cargo que você almeja naquela organização.
Não tem segredo, após ter seus objetivos e metas claros é só construir um projeto pessoal, com detalhado plano de ação.
Dica: Use o 5W2H no seu plano de ação (O que? Por que? Quando? Onde? Com quem? Como? Quanto custa?)
Após a aplicação dessas dicas você automaticamente irá se posicionar à frente de diversos profissionais que estão na busca da recolocação ou da transição de carreira.
Digite a senha para acessar!